quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Manhã

A Tempestade - Giorgione


Pensei que a última postagem do ano deveria ser majestosa, causasse impressões nos leitores e que uma das primeiras coisas que eles deveriam fazer em 2009 seria fazer uma releitura deste poema.

Desisti.

Vou colocar um poema de impressões utópicas para a maioria, no qual somente os românticos leitores de poesia conseguem apreciar e sentir uma alimentação saudável dentro de si. Quero dizer que existe o leitor que sempre imprime racionalidade em sua leitura e o que lê com o coração. O segundo é aquele que consegue sentir o que um poema tenta passar, que chora quando o escritor "diz" chore. Não quero criticar o leitor racional, defendo que uma pessoa deve ter as duas formas em si. Eu, como estudante de ciências e que mantenho um blog de poesias, tenho que ter os dois olhares.

Cruzes! Acabei enveredando por caminhos psicológicos demais, servindo-me de uma "psicologia empírica" (sei que meu amigo Darlan vai ri quando lê essa parte).

Pois bem! Que 2009 seja melhor do que já foi 2008 para todos. Que as "canções continuem belas e falando de amor".

Sem mais.



Manhã

Um dia houve Sol e beleza,
acreditávamos demais numa luta,
sonhávamos com o mundo,
as pessoas não eram falsas
e seus sorrisos não nos faziam chorar.

Não havia o terminal lotado
nem imundície nas calçadas.
Não havia o maltrapilho,
ou gente que se mistura a esterco,
nem esse excesso de solidão.

Que rezemos pelo Sol da manhã:
já longo o lençol noturno
e fria a apatia de tua espera.
Rezemos, mesmo que não saibamos oração
ou a quem dedicar as nossas preces.

Esperemos o fim do olhar indiferente,
a recompensa das nossas oferendas,
que sorrisos sejam simplesmente sorrisos,
que toda canção seja longa
e fale sempre de amor.


_Fabrício de Queiroz Venâncio

10 Comentários:

Rafiki Papio disse...

Acho que eu mais espero de 2009 é a solidificação dos meus caminhos, porém sem que meus pés fiquem presos, caso eu queira mudar..
Eu sempre mudo.

Anônimo disse...

feliz ano novo meu bem!!
eu sempre espero que o novo ano seja melhor que o anterior, que o dia de amanhã seja mais feliz,ou quente como um caldo ralo recebido na frente da igreja... espero olhar pra aquele "cara mal-encarado" e não ter medo. Mas sempre pensamos nisso no reveillon... ou qdo algo acontece proximo da gente. e por mais que não façamos nada, ainda anseiamos por um mundo melhor. espero que não ligue pra esse comentario amargo. naõ gosto das festas de fim de ano. apesar de encher a pança e beber espumante.deixando essas reflexões de lado, acho q me encaixo na sua definição de romântico, hehehe.e não duvido q as canções continuem belas... elas existirão enquanto houverem pessoas que amem, que gostem, como eu gosto de vc. de verdade. Minha Autarquia dos poemas que arrancam lagrimas e suspiros. beijãozao.

Maria Garcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Garcia disse...

Não sei se já comentei em seu blog em resposta ao que você escreveu no meu. Isso já foi há um bom tempo,mas é legal pegar as pessoas de surpresa, sem que estas estejam esperando algo. Pois sim, acho que sou do estilo racional de leitura, principalmente em se tratando de poesia.Só chorei uma vez lendo livro que foi "Ensaio sobre a cegueira" (que coincidência, falando outra vez de Saramago). O filme não chega nem aos pés. Enfim, enquanto você começou bem 2009, estou com uma grande falta de inspiração. Se você me perguntasse a época daquele quadro, eu não responderia, já que história da arte não é meu forte (chuto que foi na época do romantismo, com aquele bucolismo todo).
Até mais, espero que visite mais meu blog, juro que não desaponto.
obs: exclui um comentário meu porque eu troquei as palavras no meio do comentário, rsrs...

Max da Fonseca, disse...

Eu tenho orgulho de você!

Como não se emocionar com versos tão profundos? Estamos tão habituados com o ruim, com o feio, com o cruel... que quando a beleza (em todos os sentidos aplicáveis) se mostra, nos emociona; fascina; transforma; cativa.

Te oferto todos os sorrisos do mundo neste momento de alegria, meu irmão... Eis um poema que me arrepiou do primeiro ao último verso. Você é o meu exemplo!

Te amo, ao meu modo!

Lucas Matos disse...

Sim meu caro, que "as canções" não sejam melancólicas ou sombrias neste ano, mas que resplandeça a esperança, ainda que ela pareça ser distante ou incolor, ou nem exista para muitos.
Nesta "manhã", enquanto me misturo aos seus versos, aprecio um ano novo, como se já o tivesse visto antes.
Forte abraço!
Sucesso!

Marta disse...

Para falar verdade, nao costumo dar a minha opiniao sobre o que escrevem os outros =D Agrada-me ler de tudo, e penso que todas as maneiras de escrever estao correctas!

Mas já que pediu...

Seus versos sao a narrativa daquilo que pensa e vê dia após dia!E é fácil entrar no seu mundo, caminhar por ele, como se estivéssemos a seu lado. Nunca vi voce, mas quase que consigo imaginar seu sorriso

(inacreditavel nao é?)

Mas acredite que seus versos sao o reflexo da sua intromissão, sejam eles curtos ou longos (geralmente curtos), para além de faceis e agradaveis de ler, contam-nos a promessa que alguem lhe fez e voce nos quer transmitir...

E transmite =D

Um beijo eternoo**

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Uma prece...

Amém.

Um sorriso só*risos

Paula Barros disse...

Vamos tentar a cada mundinho que vivemos tentar esse olhar, esse sorriso, a sinceridade, a amizade...e com isso ampliar para um mundo maior. Vou tentando...

abraços

Postar um comentário