quinta-feira, 5 de março de 2009

O Mandamento do Prazer

Na Luxúria, Preste Atenção - Jan Steen


Texto antigo mas com referências fortes... Acho que ainda vale a pena pelo questionamento comum a quem observa a imagem e lê o poema: "até onde podemos nos intregar a nós mesmos?"



O Mandamento do Prazer

A respiração arfante é a evidência,
o medo fará a sua história.
Procuro rosas de olhos fechados
manejo fatos a deriva
do meu prazer.

Por que diria não à sensação?
(ao apego material)
Se do meu corpo faço flatulências
e tenho o púrpura como símbolo.
Por que diria não à voz provocante?
Se do seio arfante, ao sexo ateu
fazem parte o meu prazer.

Juntemo-nos na jogatina,
no vício ilimitado
ou na galhardia dos gritos roucos.
Vamos dançar em volta do mundo
(sons desconexos que não se podem compreender)
andar descalço, nos deixar contaminar.

Vamos cair de joelhos perante a luxúria,
adorar a imagem da decadência,
seguir com a nossa linhagem
(de forma vil, precipitada)
para em um grito, na garganta cortada
de corpo, em alma;
tornar sublime a arte do prazer.

Vamos preencher as lacunas do ócio,
construir a confraternização do pecado e da agonia,
escrever o código da imoralidade;
negar o céu, cuspir ao inferno,
e com aquele sobre este triunfar.

Percebam a hora do coração acelerado
(o perfeito momento do vislumbre).
O sábio que é sábio se entrega,
faz do prazer uma eterna donzela:
que desabrocha por todos os dias,
que faz vencer por todas as horas.

Salve o intuito do Prazer,
diz o Mandamento.


_Fabrício de Queiroz Venâncio

6 Comentários:

Anônimo disse...

Foi como se lesse, em verso, o Noite na taverna, de Álvares de Azevedo, meu poeta preferido. Jamais poderia traduzi-lo, mas teus versos cumprem essa faceta.

Como sempre, belíssimo!

Willa disse...

"Vamos dançar em volta do mundo
(sons desconexos que não se podem compreender)
andar descalço, nos deixar contaminar."
Ameii.. :}

Beijos!

Rafiki Papio disse...

Então vamos também abandonar o pudor insistente que demais atrapalha o meu eu hedonista.

E salve a elegância do prazer
E salve a decadência do pudor

"Décadence avec élégance!"

Mafê Probst disse...

Esse intuito do prazer deixa-me irritada, por vezes.

Adorei o poema deixado lá no meu canto, sobre a saudade.

Um beijo :*

Willa disse...

Passa no meu blog,
tem presente para ti.
Beijos.
:*

Camila disse...

"Procuro rosas de olhos fechados
manejo fatos a deriva
do meu prazer"

Pude sentir bem de perto uma perfeição em suas palavras.

Brilhantemente escrito.

BeijO

Postar um comentário